#NovembroAzul

 

Mais uma vez, O Sintesfal apoia e se engaja na campanha Novembro Azul, que dedica o mês à conscientização dos homens sobre os cuidados com a saúde, com ênfase no diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente em homens brasileiros depois do câncer de pele.

Câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, apenas atrás do câncer de pele não-melanoma, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).  O Instituto estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. Um a cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida.

Quando procurar o médico?
Quando perceber sinais e sintomas sugestivos da doença, como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina. A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce).

Os homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, podem realizar exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).