Janeiro Branco

#O MUNDO PEDE SAÚDE MENTAL!

 

Em 2020 e 2021, muito se falou em saúde mental e no quanto ela é importante para tocarmos a vida com qualidade e equilíbrio, mas o que é estar mentalmente saudável?

Com a pandemia do COVID-19, antigas necessidades da Saúde Mental viraram ‘emergências públicas’ Estudos e pesquisas sobre os efeitos colaterais da pandemia do COVID-19 multiplicam-se em toda parte do mundo e suas conclusões revelam um dos mais importantes desafios para a atual humanidade: cidadãos comuns, autoridades e instituições sociais devem desenvolver estratégias públicas e privadas para proteger, fortalecer e promover a Saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a saúde mental é representada por um estado de bem-estar no qual consigamos desempenhar nossas habilidades, lidar com os obstáculos e trabalharmos de maneira produtiva, sem que essa carga afete nossa vida pessoal e foi por este motivo que uma equipe de psicólogos fundou em 2014 a Campanha Janeiro Branco, para conscientizar sobre a importância da prevenção ao adoecimento mental.

Os trabalhadores que já sofriam com questões de ansiedade e depressão, durante o enfrentamento da pandemia, se tornaram ainda mais difíceis, onde o home-office, risco de demissão e a pressão por metas absurdas continuaram. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

Fique atento, saúde mental tem a ver com:
Estar bem consigo e com as pessoas que o rodeiam;
Saber lidar com suas emoções, mesmo as desagradáveis;
Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário;
Entender que obstáculos e desafios fazem parte da vida