O Brasil virou um dos mais importantes exemplos de empenho para a erradicação dessa grave violação dos direitos humanos até 2019, quando o governo que assumiu passou a incentivar o trabalho infantil.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o 12 de junho como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, na apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho, em 2002.
E o Brasil virou um dos mais importantes exemplos de empenho para a erradicação dessa grave violação dos direitos humanos até 2019, quando o governo que assumiu passou a incentivar o trabalho infantil.
Felizmente as campanhas estão de volta! A exploração do trabalho infantil, conforme já dito, vinha caindono Brasil e voltou a crescer a partir de 2019, com o governo mais obscuro da nossa história. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 1,8 milhão de crianças entre 5 e 17 anos trabalhavam no país, a maioria em trabalhos insalubres até para adultos.
A falta de políticas de proteção para as pessoas que vivem do trabalho durante a pandemia agravou a situação. Tanto que um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostrou um crescimento de 26% da exploração do trabalho infantil no período pandêmico, passando para cerca de 2,5 milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. A estimativa atual é de que esse número ultrapasse os 3 milhões, até porque apenas 15% dos jovens acima dos 16 anos continuam no ensino médio, como mostra a pesquisa do Serviço Social da Indústria/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em parceria com o Instituto FSB Pesquisa. O que comprova a necessidade de revogação do chamado novo ensino médio.
Mas depois de seis anos no ostracismo, o Brasil volta a ter uma campanha forte de combate à exploração do trabalho infantil. E a campanha deste ano tem como tema Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil. Muito bom ter no governo um importante aliado na luta pela melhoria de vida das pessoas que vivem do trabalho.
