Mulheres do Sintesfal, representadas por sua diretoria, participaram, na última quinta-feira (24), da Conferência Livre do Coletivo de Mulheres da CUT/AL, realizada no Centro Cultural do Sinteal.
O encontro teve como tema principal: “As mudanças no mundo do trabalho e a repercussão na vida das mulheres”. Uma atividade fundamental que prepara e fortalece a luta pelas pautas feministas no mundo do trabalho, ampliando a voz das mulheres alagoanas.
A presidente do SINTESFAL, Edileide Salutiano, integrou a comissão organizadora da conferência e participou ativamente de todo o processo, desde a construção do evento até o acompanhamento dos grupos de trabalho. Edileide também coordenou a plenária final, que apresentou propostas e elegeu as delegadas para a etapa nacional da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Para a presidente, a conferência foi um momento enriquecedor de troca, escuta e construção coletiva. “Tivemos uma mesa com falas expressivas sobre o adoecimento das mulheres no trabalho, a precarização das relações trabalhistas, as escalas exaustivas como o 6×1, a falta de políticas de cuidado e tantos outros temas que impactam diretamente a vida das mulheres”, destacou.
Também participaram representando o Sintesfal, as diretoras Marta Fernandes, Cristina Aguiar, Raquel Coutinho e Zilma Caetano. A presença coletiva do Sintesfal, reafirma o compromisso da entidade com a luta das mulheres trabalhadoras, tanto dentro quanto fora das estruturas sindicais.
Edileide Salistuano finalizou ressaltando a importância do momento: “Foi um espaço de escuta, reflexão e construção coletiva. As mudanças no mundo do trabalho têm afetado duramente a vida das mulheres, com escalas exaustivas como o 6×1, falta de políticas de cuidado, aumento do adoecimento e da informalidade. Essa conferência nos ajudou a transformar essas vivências em propostas concretas de políticas pública”